CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Conto da Consciência

Nesses dias meio chuvosos, meio ensolarados, a Consciência andava por essa vida gigantesca se sentindo um pouco fora do peso. Ela não entendia porque se sentia assim, se as únicas coisas que estava comendo eram alguns desejos reprimidos e um pouco de mau humor por conta de umas brigas que andou tendo. Decidiu ligar e marcar uma com seu nutricionista, o Dr. Ego.
- Consultório do Dr. Ego, Fé, bom dia.
- Bom dia, Fé. Aqui é a Consciência, sou uma antiga paciente do Dr. Ego e gostaria de marcar uma consulta.
- Ohh.. certo certo. Qual é o melhor dia para a senhora?
- O mais rápido possível. Acho que eu estou engordando um bocado por dia.
- Entendo.. Deixa eu olhar... Podemos fazer um encaixe amanhã às 09:00, tudo bem?
- Claro. Está marcado.


Depois de marcar sua consulta com o Dr. Ego, a Consciência decidiu se distrair um pouco. Para isso, chamou sua fiel companheira, a Verdade para tomar um sorvete.
- Consciência, você parecia estar tão aflita no telefone. Aconteceu alguma coisa?
- Ando meio preocupada com algumas coisas.
- O que aconteceu?
- Verdade, andam acontecendo muitas coisas comigo. Estou confusa, cheio de pensamentos e agora estou tendo um leve distúrbio alimentar.
- Realmente, você está fora do seu peso normal.
- Sei disso, Verdade. Desde que eu briguei com a Reputação, as coisas tem sido muito difíceis. O Ódio e o Ciúme têm me cegado e acabado com o meu namoro com o Amor. Meu cachorro, o Perdão tem se afastado cada vez mais de mim... o Orgulho me aconselha a não falar com eles. Mas, o meu primo, o Coração me fala que o mais importante é viver bem.
- Você precisa saber priorizar as pessoas na sua vida...
- Não quero mais falar sobre isso..
Verdade ficou na sorveteria enquanto via Consciência saindo revoltada do local. Novamente sozinha, Consciência voltou para casa rezando para que aquele dia acabasse logo. Detestara escutar Verdade falando daquele jeito latente...

"O melhor é esperar até amanhã e ver o que o Dr. Ego pode me falar"
E foi dormir. Dormir um sono cheio de pesadelos e incompreensões.

Na manhã seguinte, seu peso havia dobrada. Consciência mal conseguia levantar de sua cama. Suas pernas estavam cambaleantes por causa do peso, seus braços estavam inchados e Consciência quase não reconhecia seu rosto dada a largura e a papada que foram formadas com os quilinhos a mais.

Arumou-se o máximo que pode e foi para a consulta com Dr. Ego.
- Bom dia, Dr. Ego.
- Bom dia, Consciência. Quanto tempo.
- Sim, como o senhor pode ver preciso novamente de uma dieta.
- Como assim uma dieta? Você está em ótima forma
- Dr, não zombe da minha forma.

A irritação da Consciência não fez nenhum sentido para o médico.
- Consciência, vc não está gorda.
- Mas me sinto pesada, dr. Ego. O que eu posso fazer?
- Vejo que o seu problema não é tratável por qualquer pessoa. Vc se sente pesada, porque está cheia das coisas que acontecem ao seu redor. Quando eu me sinto assim, gosto de pensar nas coisas que me enchem, que me deixam orgulhoso, que me fazem feliz. Penso em como sou importante para as pessoas e o quanto eu posso fazer bem para as pessoas. Dizem que eu sou cheio de mim mesmo, mas sou cheio de coisas boa sobre mim. Para mim, sou o centro do mundo.

- Nossa Dr, seu orgulho me comove. Eu vivo me martirizando pelas coisas que fiz, pelas que não fiz, por tudo aquilo que disse e me atormento com o que eu poderia ter dito. Vivo todos os momentos tendo lembranças boas e ruins, mas normalmente me arrependo de algo. Nunca me sinto satisfeita.

- Consciência, tudo irá melhorar quando vc começar a se amar. Só você sabe o que fez e o que deixou de fazer... Só você pode mudar um erro. Só você pode levantar a cabeça e acabar com o medo de errar e com o arrependimento da omissão. Modifique seus atos. Exercite o Coração. Faça o melhor com Amor. Caminhe sempre com a Verdade. Ponha o Orgulho no seu devido lugar. Fuja da Inveja. Rompa com o Ódio. E alimente o Perdão.

- E o que eu faço com a minha briga com a Reputação?

- Como eu e vc sabemos, nossas atitudes são mais do que fofocas. São provas reais do quanto somos incríveis e o quanto podemos crescer ao lado de quem amamos. A Reputação é a pessoa que mais fala de vc, a que menos sabe sobre a Verdade e a que mais destrói a Amizade. Vale a pena levar ela a serio?

1 comentários:

Lucyanna disse...

Não poderia ter um texto melhor para o meu dia. amei ...